Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de janeiro de 2011

A vida humana arrancada a Saca-Rolhas

A Vida Humana é sagrada. Para alguns, tão sagrada como «Reguengos - Garrafeira dos Sócios 2003». Correlacionar ambos através de um saca-rolhas admita-se é forçado, mas como recentemente se percebeu há quem se confunda e o faça, embora não de forma totalmente gratuita e desinteressada.

Há quem confunda o corte de relações, com o corte do objecto das relações. Não é a mesma coisa. Confundir isto, é o mesmo que confundir o impacto da notícia com o impacto do LCD e pode mesmo originar no limite, a castração da relação.

Serão a Internet, o twitter ou o Facebook, os reais responsáveis pela conversão de valores da actual sociedade imediatista, anti-homofóbica e cosmopolita? Nada disso…

Em 1889 a Knorr lançou a Erbswurst, uma sopa de ervilhas com presunto numa curiosa embalagem com a forma de uma salsicha. Em plena revolução industrial Alemã, esta sopa era levada na lancheira pelos trabalhadores. Juntavam literalmente uma rodela da sopa-salsicha à água quente, obtendo instantaneamente um almoço reconfortante e nutritivo.

Estava oficialmente inaugurado o novo conceito, que passou a servir de alicerce a milhares de outras ideias, culturas, posturas e comportamentos – O Instantâneo.


Raramente se fala nisto, mas o instantâneo está presente em quase tudo actualmente. Quem não ouviu já falar na «Morte instantânea»? E nas «Relações instantâneas»? E nos «Amigos instantâneos»? Está tudo á distância de um convite no Facebook...

Habituámo-nos ao instantâneo. Queremos a notícia instantânea quase tanto como um qualquer acólito do interior deseja a «fama instantânea» com ou sem talento.

Habituámo-nos ao café matinal instantâneo, mas como até ferver a água dava trabalho, inventamos a Nespresso. Para os apreciadores da sopa-salsicha (alguns, por razões de principio eram incapazes de cortar a salsicha ás rodelas afirmando que a sua panela não é nenhum mealheiro) inventou-se a sopa líquida pré-feita – basta aquece-la instantaneamente no micro-ondas.

Até o pão já é instantâneo: ½ kg de farinha instantânea, um pouco de água, sal qb, tudo dentro da cuba da maquina, programa-se para as 7h e voilá: pãozinho quente com manteiga dos Açores para ajudar a manter instantaneamente os níveis de colesterol. Perde-se claro, o cheiro, o ambiente e o quentinho duma boa padaria.

E bem a propósito, quantas Brasileiras, Ucranianas, Russas e outras, conseguiram o instantâneo estatuto de Cidadãs Europeias através do Casamento com um Cidadão Europeu?Quer-se um filho mas não apetece a trabalheira? Faz-se como o CR7, compra-se um Instantâneo. Não nos apeteceu estudar em novos, ou não pudemos porque tínhamos outros «javalis a assar»? Novas oportunidades: 9º ou 12º Instantâneos.

Ambiciona-se ser Prof Universitário ou mesmo chegar a Ministra da Educação? Frequenta-se um MBA instantaneo de verão ou melhor ainda, se se tiver amigos na EDP, e estivermos no desemprego por em plena AR tivermos feito educada e instantaneamente chifres com ambas as mãos, vamos a troco de um financiamento publico da EDP assumir o papel de estrela do nosso próprio MBA, nesse deserto que é a Universidade da columbia em NY.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=415629


Guilherme de Melo, escritor e jornalista, disse ao jornal I, que nas paixões de Carlos Castro tinha de haver um toque de heterossexualidade. (…) Este caso não foi diferente de outros que o Carlos teve: Sabia que o Renato tinha namorada mas ignorava isso. Ele sabia que o rapaz não era homossexual e que nunca tinha tido uma experiência do género. Tinha a certeza disso. Sem ser muito efeminado, em termos sexuais o Carlos era uma mulher. O rapaz, sendo heterossexual, jogou com ele. Era o homem, o elemento activo, e isso não afectaria a sua masculinidade. Eu sempre lhe disse que aquilo não tinha pernas para andar e que o melhor era aproveitar enquanto durasse (…)

Surge de forma quase instantânea a pergunta: Que desejos e/ou vontades movem alguém de 21 anos com orientação Hetero e o culto do corpo a aproximar-se instantaneamente de alguém de 65 anos com orientação sexual contrária á sua?

Segundo http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=acolito a palavra acólito tem dois significados : 1. Ajudar como acólito. 2. Fig. Acompanhar (para prestar serviços).

Tratou-se pois duma frustrada tentativa de ambos se acolitarem. Renato acolitaria Carlos nas suas mais profundas necessidades, acompanhando-o, prestando-lhe serviços como modelo e em contra-partida, Carlos acolitava Renato através aquele empurrão inicial tão necessário a quem busca uma carreira instantânea depois de ter aprendido a vestir um blazer num concurso televisivo.

No fundo, um mutualismo com uma forte raiz paroquial, mas que segundo o 'modelo', demónios parasitas vieram a deitar mão, criando desgraça e horror. Podiam ter atacado em Londres, Madrid ou Milão - locais onde ambos já se tinham acolitado, mas não, foram logo atacar para Nova York.


Sinal dos tempos, o Hedonismo instantâneo a que a moderna sociedade se converteu, aceitando comportamentos parafílicos como a gerontofília (Hetero ou Homo) não deixa de ter um lado negro animalesco, com o qual, é igualmente ‘moderno’ e imperativo saber conviver.

Até aqui já valia muita coisa, mas fica clarinho como a água do rio trancão que agora já passou também a valer: ‘Arrancar Olhos’…
































4 comentários: