Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de dezembro de 2011

Mensagem de Esperança - Mas os Coelhos não são na Pascoa?!?...

Esta mensagem até podia ser um SMS. Poder podia, mas não era a mesma coisa. Pelo menos prá Optimus, mas neste tempo de crise e desespero, devemos agarrar-nos ao que pudermos.

Soube-se esta semana que em 2012, vai haver um orçamento retificativo. Até a minha filha de 4 anos já conhece bem o Sr. Coelho. Lá na escola quando lhe perguntaram onde ía este ano de ferias, respondeu: O Sr. Coelho não deixa!

A economia familiar quando tem que ser equilibrada, origina normalmente sempre cortes no lado das despesa. Corta-se no superfulo. Gasolina, restaurantes. Porquê na despesa
Ora tentem lá aumentar «miraculosamente» a receita. Euromilhões? Prostituição? Venda de narcóticos? Se resulta? Sim resulta, mas tem muitos riscos associados.

Como toda a gente sabe, os coelhinhos têm uns ovos generosos. O Sr. Coelho herdou uma economia falida. é verdade. Como é que decide equilibrar isto?  Aumenta-se a receita. Aumento o IVA, o IRS, as taxas moderadoras, as portagens, os transportes publicos, a electricidade e as horas de trabalho.  

Mensagem de esperança do Sr Coelho: Existe excesso de procura na economia global. Emigrem Pá!

Mensagem de esperança de D. José Policarpo: “não nos basta fazermos análises claras da crise que atravessamos, temos de estar atentos e deixar que o sofrimento dos outros nos toque o coração”. Quando isso acontece, “tornamo-nos inventivos na busca de ajuda” através da “fecundidade transformadora do amor(...) uma ordem económica que acentue o bem comum, vença os individualismos, as desigualdades chocantes, todas as formas de materialismo; que aprenda a dar prioridade aos valores do espírito e não apenas ao dinheiro”.

Reflitemos irmãos: Se este apelo á fecundidade do amor não é uma mensagem de esperança, é o quê?
Soube-se esta semana que a Igreja Católica sempre atenta ás análises claras da crise, decidiu inventivamente não aumentar o preço das Missas e demais atos liturgicos. Pessoalmente desconhecia que existia uma tabela de Honorários. Não aumentar o preço de um batismo, de um casamento ou de um funeral não será uma forma inventiva de vençer os individualismos, as desigualdades chocantes, todas as formas de materialismo e de dar prioridade aos valores do espírito e não apenas ao dinheiro?

Interrogo-me mesmo se Jesus, que tantos nesta quadra apelidam de menino, não estará neste momento indeciso entre o regozijo de tal ato abnegado de Bondade e Amor Cristão ou a fazer contas de cabeça ao dinheiro que nos parcos 33 anos que por cá andou, poderia ter amealhado...

Imagine-se respeitosamente claro, a imagem de JC em pleno sec XXI, de caderninho no bolso a perguntar ao cego: Ora deixe cá ver: Restituição da visão: €2500. (Ah e não temos acordos com seguradoras...) 

Ou quiça, nas bodas de Canaã, confrontado pela mãe com a falta de vinho no casamento, em vez de retorquir: "Mulher, porque me dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou", perguntar ao invés: Preferem tinto ou branco? O tinto de Reguengos com 14,5º fica-vos a 6€ o Litro. 

Perante estas esperançosas mensagens, deixo-vos com a da Coca-cola: