Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tubarões Brancos Económicos...

Tanto na caça como nos outros aspectos da sua vida, o tubarão branco costuma ser bastante solitário. Ocasionalmente vêem-se parelhas, deslocando-se em busca de alimento.

Os tubarões brancos consomem grandes quantidades de objectos flutuantes por engano. Nos seus estômagos já se encontraram matrículas de automóvel - daí serem económicos: papam tudo...
Acabaram de ser conhecidas duas descidas adicionais no rating de Portugal, efectuadas por dois conhecidos tubarões brancos do pantanoso panorama financeiro-oceanográfico mundial: Fitch e Standard&Poor's.
Hoje, os juros sobre obrigações do Tesouro agravam-se em todos os prazos, com excepção para as OT a 30 anos. A 'yield' sobre OT nacionais a 5 anos estava nesta altura a negociar nos 9,926%, um novo máximo de sempre, na primeira sessão após o anúncio de que a agência de notação financeira Fitch cortou em três níveis o 'rating' de Portugal. A avaliação da dívida do País está agora a um nível de 'junk'. O corte da avaliação da Fitch sucedeu os dois 'downgrades' feitos pela Standard&Poor's em apenas cinco dias, após a demissão do timoneiro da barca - José Sócrates.
Tudo isto, na mesma 2ªFeira em que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que voltou a não comprar títulos de dívida pública dos países da zona euro na semana passada.

Até para nós cépticos e financeiramente incultos, a imagem que fica é a de Trichet na sua alta e poderosa torre de vigia de praia, trajado com uma curtíssima tanga laranja, sentado na espreguiçadeira com os seus óculos escuros espelhados, mirando o horizonte onde se avistam 2 tubarões brancos a rondar um banhista indefeso que acabou de cair do 'colchão-de-ar'.
Acarícia uma daquelas bóias de salvação que antes só se viam no BayWatch  e que agora já se avistam em qualquer praia da costa da Caparica. Pensa em atirar-se á água, mas ao mesmo tempo pensa egoístamente para si mesmo:
- Mas quem é que os manda ir á água precisamente quando estão a fazer a digestão? Lá porque vêm para a mesma praia que nós - Europeus, já acham que podem comer fiado no ‘chiringuito’ e ir a correr dar uns mergulhos?  
- Ainda a semana passada aquele maluco ali, que agora braceja e grita pelo nadador salvador, estava de volta de uma Imperial e de um pires de tremoços a negociar um comboio novo para vir prá praia…

Os mercados continuam a posicionar-se para uma eventual subida da taxa de juro na zona euro já esta semana. O conselho de governadores do BCE reúne-se esta quinta-feira e os economistas antecipam que os juros vão subir em 25 pontos base para 1,25%. Será, a confirmar-se, a primeira mexida desde Maio de 2009.
Para poder capturar os grandes mamíferos que constituem a base da sua dieta dos adultos, os tubarões brancos recorrem á emboscada: colocam-se a vários metros por baixo da presa, que nada na superfície ou perto dela, usando a cor escura de seu dorso como camuflagem com o fundo, tornando-se assim, invisíveis para as suas vítimas.
Quando chega o momento de atacar, avançam rapidamente para cima, com potentes movimentos do colo e abre as mandíbulas. O impacto costuma chegar ao ventre, onde o tubarão aferra fortemente a vítima: se esta é pequena, mata-a no acto e posteriormente engole-a inteira. Se é maior, arranca um grande pedaço da mesma, que ingere inteiro, já que os seus dentes não lhe permitem mastigar. A presa pode morrer imediatamente ou ficar moribunda, e o tubarão voltará a alimentar-se dela, arrancando um pedaço atrás de outro. Excitados pela presença de sangue, a zona encher-se-á de tubarões.

Os preços do petróleo atingiram esta segunda-feira, novos máximos tanto em Nova Iorque como em Londres, onde o barril de crude ultrapassou os 120 dólares pela primeira vez desde Agosto de 2008.

O náufrago apresenta já 4 feridas expostas, que estão a atrair gulosamente os predadores.
1.    Petróleo a 120 Dólares (para já), que conduzirá inevitavelmente ao incremento dos preços da energia: Electricidade (sabe-se lá se não foi isto que originou o apagão no estádio da Luz, como diz Jesus: eu nem sou electricista) Diesel e demais bens essenciais e consequentemente a inflação.

2.    Empréstimos á habitação mais caros que resultam de taxas Euribor superiores.

3.    Redução de salários, Sub de férias e de natal, prestações sociais, reembolsos de IRS entre outras fontes de rendimento familiar – Redução da despesa sempre do lado mais rápido e fácil.

4.    Last but not least: Agravamento generalizado da carga fiscal de modo a subir a receita fiscal e a ‘economia paralela’.  


Podem tirar-se as conclusões que se quiser, mas esta foi das melhores que encontrei:

Dois enormes tubarões brancos observavam os sobreviventes dum naufrágio. 
- Segue-me filho - disse o tubarão pai.                       
E nadaram até aos náufragos.                                                 
- Primeiro vamos nadar em volta deles, apenas com a ponta das barbatanas a aparecer fora de água.                                       
E assim fizeram.                                                     
- Muito bem, filho! Agora vamos nadar em redor deles, algumas vezes, com as barbatanas completamente de fora.                                     
Dito e feito.
- Agora podemos comê-los a todos.                                      
Quando finalmente se saciaram, o filho perguntou:                         
- Pai, porque é que nós não os comemos logo no início? Por que é que ficámos a nadar várias vezes em redor deles?                                     
O sábio e experiente pai respondeu então:                                       
- Porque ficam muito mais saborosos sem a merda lá dentro...  


Estou certo que quando os 2 tubarões brancos forem caçados, se irá perceber que no estômago tinham por engano, além de 2 «Magalhães», 4 placas de matricula com a seguinte gravação:
Lehman Brothers (made in Cucujães). 






Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário