Pesquisar neste blogue

sábado, 5 de março de 2011

José & Angela

Eram 5 e meia da tarde. José olhava vagamente pela janela palaciana reflectindo em como engendrar maneira de (re)endrominar com sucesso este mundo e metade do outro. Tinha na mão esquerda, uma torrada aparada com pouca manteiga, na outra, a caneca da sorte «rosa choque» a fumegar ainda uma efusão dum misto de ervas calmantes (cidreira e chamon).

Suspirava repetidamente na sua solidão, a tão famosa solidão do poder, quando sentiu soltar-se inadvertidamente um brusco: «poças pá, tá tudo contra mim!»

Qual ‘homem do leme’, José não é de baixar os braços! 'Malandro não desiste - muda de esquina'. Pousando languidamente a caneca, estendeu o braço na direcção do assessor nº6, um rapaz alto de ar muito inteligente, por sinal filho de um amigo quadro do partido – conhecido como o próximo CR7 do PS, e sussurrou-lhe: «Oh CR7: Chame-me aí o Teixeira dos Santos».

Passava um pouco das 18h30 quando, de faces ainda rosadas e completamente esbaforido, entrou na sala palaciana, o Teixeira. «Engenheiro: Tamos lixados! A estranja não desce o raio dos juros pá, o Trichet já tem a mão no botão, e a mim já se me acabaram as ideias endrominatórias.»

Socras, Socas ou Socráste - o apelido pouco importa, sorriu-lhe com aquele olhar luminoso de quem acaba de imaginar a forma de ‘sacar cabelos de um careca’, ‘fazer omeletas sem ovos’ ou mesmo ‘enfiar o Rossio na rua da Betesga’. «Olha lá Teixeira: a Angela quando veio cá a Lisboa, ali á Expo, não disse que quando quiséssemos ir lanchar lá a Berlim, que bastava dar-lhe um toque pró telemóvel ou mandar-lhe um SMS?» «Na brincadeira eu até lhe disse: tudo bem, tu dás as bolas ’de Berlim’, que eu levo-te uns travesseiros ‘de Sintra’. Não te lembras Teixeira???»

Era uma ideia simplesmente bem esgalhada. A coisa era anunciada ao mundo como um encontro bilateral, necessário ao ‘bem maior’ do entendimento entre dois parceiros fundamentais da zona Euro e voilá. A outra metade do mundo assistiria boquiaberta a como José e Ângela eram assim do tipo unha e carne, para não dizer cara e coroa, claro. Seria algo do tipo daqueles putos na escola, com óculos grossos e cara de nerds, que ao começarem a andar com o grupo dos rufias, passam imediatamente a granjear o respeito de metade da escola.

«Afinal nós somos Europeus, Teixeira. Também temos o mesmo direito dos outros em ter um TGV e um aeroporto novo, ou não? Agora que esses gajos do BE decidiram pôr-me a cabeça a prémio, não nos convinha nada ficar sem o apoio da mãozinha… Tu fazes ideia do numero de pessoas amigas de quem o sustento depende mim? Ah pois é… »

E lá foram. Teixeira baldou-se a uma marcação na AR, mas também first things first.


A Ângela ficou tão contente de os ter lá, que no final até acedeu a vir a público ao lado de José. (assim como assim, Jesus Cristo também foi pregado ao lado de 2 malfeitores).

Não se percebeu muito bem o que ela disse, mas foi qualquer coisa como:

 «Portugal foi muito corrajoso em darr uma rripada de 10% nos salárrios de ‘quase’ todos os funcionárrios públicos. Gostei muito desta ideia do José de venderr os imóveis do estado que já estão amorrtizados e pagos, porr meia dúzia de milhões de Eurros a uma parrticipada da CGD, para depois os alugarr por milharres de Eurros mensalmente –  Excelente ideia crriativa para gerrarr rreceita extrraordinárria(este ano clarro).

Quase tão boa como os trravesseirros que me trouxerram… são tão querridos»



Já no avião, José confessava para Teixeira enquanto mordiscava uma bretzel :



«Eu bem lhe pedi que nos orientasse uns trocos, mas ela disse que por princípio não dava moedas aos arrumadores.
Poça pá! Tá tudo contra mim! Mas eu não desisto e até vou adicioná-la no Facebook! .

José & Angela Best friends forever





 

 


2 comentários:

  1. O que se terá passado nos bastidores?... Pobre Sócras, o que um homem não tem de fazer pela vida...

    ResponderEliminar
  2. Um hino á incompetência!

    Então gasta tempo e dinheiro para ir á Alemanha, 'investe' durante 45 minutos e nada?

    Se não sabe, não mexe! Mal por mal, que mandasse lá o Zézé Camarinha que 'alegadamente'tem experiência.

    ResponderEliminar