Pesquisar neste blogue

sábado, 13 de novembro de 2010

Negócios da China - 中华人民共和国

Em tempos idos, dizia-se que comiam criancinhas ao pequeno-almoço. Os ‘comunas’, que figurativamente eram de forma gratuita equiparados aos actuais pedófilos, passaram de casa-pianos assustadores a uma raça globalmente em extinção. Pelo menos era o que se pensava.

Tirando o caso de alguns Angolanos que ficaram com a sensação de estarem a ser comidos http://www.mpdaangola.com/blog,vem-e-ve,151055.html os chineses são um caso paradigmático de sucesso. Extinção? Nada disso: Expansão!

Mao Maria, ele há coisas que não ‘cabem na cabeça de um chinês’. Então mas o capitalismo, a democracia, o valor supremo da liberdade, o FREE ENTERPRISE ocidental não aglutinou o tal conceito comunista ultrapassado? Não, mas já lá vamos.

Há uma dúzia de anos, Gorbachev deu uma poderosa ajuda ao começar a alicerçar na Europa esta ideia. Apareceu com uns conceitos supimpas para a época: glasnost ("transparência") e perestroika ("reestruturação") até que em 1988 anunciou o enterro do comunismo Brejnveiro. A partir daí todo o leste europeu – feudo comuna soviético, se desmembrou, ocidentalizou e democratizou. As gémeas alemãs fundiram-se numa, deitaram o muro ao chão e venderam os calhaus á peça como souvenirs socialistas.

Marx, Engels, Brejnev, Lenin e Stalin - coitaditos, deram duas voltas nas tumbas que até pareciam que estavam a fazer saltos para a água sincronizados.

Em África (agora que falo nisso peço desculpa aos mais sensíveis/curiosos que resolveram carregar inadvertidamente no link acima sem pré-aviso, apenas para darem de caras com um exótico fondue asiático) os regimes comunistas vestiram uma sangrenta pele negra que permitiu aos ditadores que ainda por lá reinam, amealhar localmente fortunas pessoais e noutras paragens fazerem autênticos negócios da China sempre em nome de familiares ‘testas de ferro’, criando empresas de capitais milionários.

Passaram de colonizados a colonizadores Europeus, onde o seu capital e influência dita regras e garante inusitadas subserviências nos sectores: imobiliário, industrial, média e financeiro. Do comunismo em África ficaram apenas as foices e um ou outro martelo nas bandeiras.

Na América do Sul, resta o ‘puro’ Fidel, seguidor aguerrido de Che. Cuba transformou-se em museu, interditada que foi pelos seus vizinhos americanos. O que aconteceu ao modelo comunista? Foi vendido a nuestros hermanos dueños del Mélia. Está tudo á espera que el comandante comece a comer as alfaces pelo caule, após o que Cuba se tornará na Costa da Caparica de Miami.

Sobra por aquelas paragens o revolucionário Hugo, da República Boliviana da Venezuela. Hugo não é bem um comunista, mas gostava de ser. Gosta de sair ao fim-de-semana para fazer negócios rápidos. Gosta que lhe lambam. Gosta de informática para crianças e barcos em segunda mão. Não gosta de Ianques imperialistas, de jornalistas e que o mandem callar.

Quanto tempo aguentará Hugo? Por ele para sempre (hasta la vitória) mas entre os 40% de pobres na Venezuela, sempre poderá aparecer um Che ou um infiltrado da CIA que termine com o ‘regime’.

Sobra portanto a Ásia. Da Coreia do Norte não se pode adiantar muita coisa. Para quem tenha curiosidade de conhecer, visite Pyonyang – eu já lá fui. Pelo Google Earth claro, que eles são orgulhosamente sós… Verifica-se que o desenvolvimento é proporcional ao sucesso da implantação comunista.

Sobra a China. Confesso que como bom Português, sempre senti curiosidade. Seria verdade aquilo das chinesas? Afinal estamos cheios de expressões idiomáticas que aludem a essa grande nação. «levas uma Chinada»; «ficas com os olhos em bico»; «queres fumar uma chinesa»; «isso não cabe nem na cabeça dum chinês» apenas para citar as mais emblemáticas.

Confesso que entrei 4 vezes em outros tantos restaurantes chineses. Mas, mais que as imagens que a ASAE publicou aquando da interdição de alguns desses estabelecimentos, há outras coisas que me inibem: Porque é que não há cá chineses velhos? Quando morrem onde os enterram? E os cães? Porque é que quando abria um restaurante chinês acontecia o mesmo que quando passava aqui o circo e desapareciam todos? Onde estão os cães vadios? Agora lá que a comida é barata, lá isso é.

A semelhança dos Franceses, resolvemos nesta altura de aperto, receber o Sr. Hu Jintao, cujo nome só por si já apela a qualquer adepto do tauísmo. HuuJiiiiiin Tau! A mim soa-me muito bem. Outra vez: HuuJiiiiiin Tau! Homem sensível, dado á literatura, foi depositar umas flores na campa do Camões.

Até aqui tudo bem. Podre de rico como é, detendo a maior reserva de moedas estrangeiras no mundo e boa parte das dívidas externas mundiais, veio cá espalhar o comunismo. Pediu para comprar a Tap, a CP, a RTP e outros sorvedouros públicos do OE. Queria aplicar o conceito comunista redistributivo da riqueza. Já que está a 'nadar nele' desejava ao melhor estilo do capitalista Bill Gates, justamente re-injectar neste pequeno país socialista, o capital nos Meios Produtivos (neste claro e na comunidade dos PALOPS - tipo fazer o bem sem olhar a quem).

O Engº não deixou! Ah e tal, agora que abandonou lá na China o Socialismo de Mercado, se o Sr. Huuuu quer ir bem servido, compre antes EDP e Galp, homem de Deus! digo, Camarada
IiinTau: o homem, agradecido, até mandou a mulher comprar uns galos de Barcelos metereológicos. E foi assim: um verdadeiro negócio da China!

Próximo passo para o sucesso: Aprender mandarim e comprar uma bandeirinha vermelha made in China!
Até lá, operarmos como comissionistas, vendendo as virtudes aos palops... 
O vermelho é tão giro que até dá com o equipamento do Benfica!



P.s – Dizem que os animais sentem as pessoas. O que terá sentido o cavalo daquele GNR na parada em Belém?...

Sem comentários:

Enviar um comentário